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Conheça a plataforma que influenciou o mercado de produtores digitais e que se espalhou pelo mundo.


João Pedro Resende sempre foi um gamer apaixonado. Cresceu montando os próprios jogos de tabuleiro, improvisando histórias de RPG e desenhando estratégias políticas para vencer competições online. Dessa paixão surgiu também a escolha da faculdade: Ciências da Computação, na PUC-MG. Na sala, conheceu Mateus Bicalho, mineiro nascido em BH e criado no interior, que descobria naquele curso a liberdade de poder construir algo de sua autoria.


Em 2011 os dois decidiram criar a Hotmart e de lá para cá, Mateus e JP têm aprendido que cada fase do negócio apresenta dores de crescimento específicas. Há seis anos, o maior desafio estava em recrutar o primeiro time. Há três, eles se preocupavam em replicar o conhecimento dos sócios para formação dos times de Marketing e Comercial, enfrentando o desafio de delegar. Hoje, a estratégia de expansão é o foco de Mateus e JP — e também a maior oportunidade de crescimento acelerado da Hotmart.


Essa estratégia começou a ser discutida em 2013, ano em que a Hotmart movimentou, pela primeira vez, R$1 milhão em um mês. Os números cresciam exponencialmente e a vontade de construir algo de impacto global só aumentava. Mas quase não havia exemplos próximos de startups que tinham feito o movimento de internacionalização, e isto deixava Mateus e João receosos de pisar fora do Brasil.


Nessa mesma época, durante um processo de captação de investimentos, os empreendedores conheceram Kees Koolen, early investor e CEO da Booking.com por mais de 10 anos. Aquele foi o impulso que faltava para os empreendedores arriscarem pisar além das fronteiras. Na prática, JP e Mateus enfrentaram um conjunto gigante de problemas durante a expansão que se mostraram bem únicos da própria Hotmart.


Oito anos depois, a Hotmart é uma das principais referências de novos negócios digitais no mundo. São cerca de 300 funcionários em 4 escritórios pelo mundo (Colômbia, Espanha, Holanda e no México) formando também a maior rede de afiliados da América Latina, com mais de 1 milhão de usuários. Para concretizar sua missão, a scale-up oferece três ferramentas principais: o Hotmart Club, que hospeda e entrega produtos digitais como cursos, ebooks e materiais baixáveis; a Plataforma Hotmart de gestão das vendas para produtores e afiliados, e o HotPay, sistema de pagamentos de alta conversão, especializado em venda de produtos digitais e assinaturas e capaz de processar vendas internacionais em múltiplas moedas diferentes.


De uma forma simplificada, a Hotmart é uma plataforma especializada em soluções para quem cria, vende e distribui produtos digitais. E seus usuários estão divididos em três grupos:

1) Produtores: aqueles que criam e cadastram produtos digitais na plataforma.

2) Afiliados: aqueles que divulgam esses produtos e ganham comissão em cima das vendas.

3) Compradores: o público que vai consumir o conteúdo.


Entre os clientes da Hotmart está o Infomoney, um dos maiores sites de finanças e economia do país. Outros que promovem suas palestras e aulas por meio da plataforma são o consultor financeiro especialista em investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, e o especialista em produtividade pessoal e empresarial, Christian Barbosa.

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