Buscar

Incubadora de empresas: saiba o que é e para que serve?

Começar um negócio pode ser difícil para muitas pessoas. Fazê-lo prosperar, então, é algo ainda mais desafiador. No entanto, há muitas maneiras de incentivar o empreendedorismo no Brasil: uma delas é a incubadora de empresas. Este processo possibilita ao empreendedor desenvolver seu negócio, tornando a vida de empresário menos complicada.





Mas você sabe realmente o que é e para que serve a incubadora de empresas?

O que é uma incubadora de empresas?

Segundo a abstartups, a associação brasileira de Startups, a incubadora de empresas é uma forma de estimular o empreendedorismo. Ela fortalece e prepara as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. É um local que abriga esses negócios, oferecendo estrutura capaz de estimular, fornecer e agilizar a transferência de resultados de pesquisa para atividades voltadas à produção.


Para o Guia Empreendedor, as incubadoras conseguem reduzir em até três vezes as chances de uma startup fechar as portas logo nos primeiros anos de atividade. São consideradas startups as micro e pequenas empresas em estágio inicial, que oferecem produtos ou serviços com significativo grau de inovação. Neste sentido, de acordo com as informações do Portal do Brasil, tanto no Brasil quanto no mundo, a taxa de mortalidade de uma empresa que faz parte de uma incubadora é reduzida em 20% com relação àquelas que não fazem.


Como elas funcionam?

As incubadoras constituem um espaço planejado para o desenvolvimento de novos negócios. Portanto, há uma estrutura completa para isso, incluindo salas de reunião, internet, telefone e serviços de recepção. A maioria das incubadoras brasileiras está ligada às universidades. Elas não possuem fins lucrativos e costumam receber projetos por até três anos em sua sede, cobrando uma taxa de manutenção.


O espaço permite que os estudantes coloquem em prática o conhecimento teórico adquirido nas aulas para auxiliar os novos empresários a construírem negócios sólidos. Além da oportunidade de aplicação do ensino, as instituições possibilitam o aumento do número de empregos e elevam a qualidade do que é produzido no país.


Para que serve?

A incubadora de empresas é um ambiente planejado e protegido que serve para desenvolver os empreendimentos que desejam investir em novos projetos. Por isso, a incubadora oferece apoios gerencial e técnico com serviços de recepção, internet, telefone, secretaria, salas de reunião, ou seja, a estrutura necessária para que se possa desenvolver o negócio.


Além disso, a incubadora possibilita parcerias e oportunidades para que você, como empreendedor, realize seu sonhado projeto|empresa. Por meio da incubadora, o empresário tem um serviço de assessoria voltado às áreas de gerência, contabilidade, jurídica, gestão financeira, apuração, controle de custo e exportação.


Por meio desse incentivo, o empreendedor também tem acesso a treinamentos, cursos e assinaturas de revistas e jornais para que possa estar sempre bem informado em relação ao mercado.


Como ter projetos incubados nesses locais?

As incubadoras, geralmente, abrem editais anuais para projetos, exigindo um plano de negócios para análise. Como critérios para aceitação, são observados os seguintes aspectos:


  • projeto deve ser criativo e inovador em algum aspecto;

  • negócio precisa ter viabilidade no mercado;

  • é necessário que o empresário tenha qualificação técnica para gerir o projeto;

  • deve existir relação entre o negócio e a filosofia da incubadora;

  • é indispensável ter um capital mínimo para arcar com o início do projeto.


Encaixam-se nesse perfil as microempresas, os empreendedores que têm uma ideia, mas ainda não fundaram o negócio e as empresas já atuantes no mercado que querem lançar um novo produto.


Viu como funciona uma incubadora de startup? O trabalho prestado por elas, certamente, representa um canal de vantagens múltiplas. Os estudantes universitários conseguem experiência em suas áreas de atuação e as empresas desfrutam de todo o aporte necessário para não só se estabelecerem no mercado, como também serem bem-sucedidas.


Continue conosco e confira, em breve, o novo edital do Coffee Valley. Essa pode ser a oportunidade ideal de alavancar o seu negócio ou tirar aquela grande ideia do papel.
0 visualização
Contato
Endereço

Prof. Juventino Nunes, 108

Manhuaçu - MG - 36.900-040

coffeevalley@unifacig.edu.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 by UniFacig