Buscar

Um pouco da história da Sympla, a maior plataforma de eventos online do país.


Rodrigo Cartacho, 36, é empreendedor serial desde bem jovem. Aos 17 anos, o mineiro de Belo Horizonte já estava tentando abrir sua primeira empresa, uma produtora cultural. Depois dela ainda viriam outros negócios antes do atual. De alguma forma, mesmo sem saber, ele já começou atuando em um setor bem próximo ao de eventos, no qual se tornaria uma referência no país como CEO da Sympla, plataforma digital de venda de ingressos e gestão de eventos que existe desde 2012 e ficou ainda mais folgada na liderança do segmento ao após comprar a concorrente Eventick, no fim do ano passado.


Logo depois de se formar em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Rodrigo decidiu ir morar e estudar fora do país. Escolheu Barcelona como ponto de partida. Lá, enquanto se especializava em um MBA de gestão de turismo o bichinho do empreendedorismo o picou novamente, e ele decidiu abrir um albergue na cidade. O negócio não foi adiante como ele queria.


Ao todo Rodrigo passaria nove anos fora do país, empreendendo em outros negócios, ganhando jogo de cintura e mais experiência. Em paralelo a isso, seu irmão mais velho, Marcelo Cartacho, 41, e o amigo David Tomasella, 37, trabalhavam no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e receberam uma demanda de desenvolver um sistema para eventos do Banco. Pesquisando referências no mundo, identificaram uma oportunidade de negócio ao perceber que não havia uma solução digital para fazer gestão de eventos como a que eles estavam trabalhando no Brasil. Como o Rodrigo tinha esse perfil empreendedor, Marcelo e David levaram a ideia para ele e o convidaram para tocar o projeto junto com eles.


Sem investidor externo e crescendo com o próprio negócio, a Sympla deu os seus primeiros passos. Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte de 13 milhões de reais da Movile. No mês de novembro do ano passado, a chegada de um novo aporte no valor de R$ 15 milhões permitiu a empresa continuar investindo no desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias da tecnologia já empregada.


Ao longo de sua história, a Sympla já vendeu mais de 9 milhões de ingressos para eventos realizados em mais de 2 000 cidades diferentes. A plataforma tem cerca de 25 mil produtores de eventos cadastrados e, segundo Rodrigo, vende em média 12 ingressos por minuto. No início deste ano bateu seu recorde de atividade com 8 000 eventos simultâneos acontecendo. Mas antes de falarmos mais da Sympla e de como ela alcançou tudo isso, é bom entender como tudo começou.


O modelo de negócios da Sympla se baseia em uma taxa cobrada a cada ingresso vendido. Nos eventos gratuitos, não há taxa. Nos eventos pagos, 10% do valor do ingresso ficam com a plataforma (o faturamento vem daí, serem descontados custos de processamento dos pagamentos e outras deduções). Além disso, há uma opção de soluções customizadas para eventos de médio e grande porte, contratados por meio do Sympla Pro.


Desde o início das operações, a empresa tem crescido constantemente 3 dígitos ao ano. Em 2017, teve um crescimento de 120% em relação ao ano anterior e movimentou mais de R$ 200 milhões. Para este ano, a expectativa não é diferente.


A Sympla soma mais de 220 mil eventos publicados e 18 milhões de ingressos vendidos em mais de 2 mil cidades brasileiras. Por mês, são vendidos 1 milhão de ingressos. Além disso, a plataforma possui 17 milhões de acessos e 4 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos. Seu aplicativo, desenvolvido para compradores encontrarem as melhores experiências, é o app de ticketing mais baixado do Brasil, com nota 4,9 na App Store e mais de 11 mil reviews.


Atualmente, a empresa reúne mais de 200 colaboradores apaixonados – e ainda tem muitas vagas em aberto – distribuídos na sede em Belo Horizonte e nos outros cinco escritórios, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e, mais recentemente, Porto Alegre. Somente na sede localizada na capital mineira, a Sympla ocupa atualmente 9 andares de um prédio na Savassi, abrigando 175 profissionais.


Site: www.sympla.com.br

Fontes: Sympla.com.br

Projetodraft.com

Movile.blog


0 visualização
Contato
Endereço

Prof. Juventino Nunes, 108

Manhuaçu - MG - 36.900-040

coffeevalley@unifacig.edu.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 by UniFacig